sexta-feira, abril 02, 2010

Passou da hora de ser imaturo

Imaturidade é algo muito comum de vêr-mos em nosso dia-a-dia. Por muitas vezes você já ouviu ou falou: Quanta infantilidade!
Mas infantilidade é a mesma coisa que imaturidade? Não.
Uma pessoa infatil é alguém que está passando por uma fase de desenvolvimento, de aprendizado, e por ainda estar no início da vida, não sabe o bastante para tomar decisões diante das situações que lhe são impostas. São as crianças. Imaturidade é quando alguém tem decisões, atitudes e pensamentos que não convém com a sua faixa etária. Uma criança pode ser imatura se seus hábitos não correspondem com os hábitos comuns de crianças da sua idade. A mesma coisa serve para um adolescente ou adulto.
Mas, o que gera o fato de a imaturidade estar presente na vida de muitas pessoas? O que torna muitas pessoas imaturas? Isso se resume á um conjunto de fatores, principalmente á falta de experiências vividas. Vale salientar que todos nós de alguma forma, somos imaturos. Você pode ter passado por experiências que uma outra pessoa não viveu, e por esse motivo, tem uma noção melhor dessa experiência do que esta pessoa. E vice e versa. De qualquer forma, devemos ser cientes de que a imaturidade pode sim de diversas maneiras interferir no meio de vida social das pessoas e isso acarreta vários problemas para a mesma. O essencial é que você (que se considera ou é considerado imaturo) procure se adaptar á novos costumes e encarar mais as suas responsabilidades. Afinal, de alguma forma você terá que crescer.

Hebreus 5:12 "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitas de leite e não de sólidio mantimento."

Bom, se você se encontra assim, procure amadurecer, pois um bom fruto não é bom se não está maduro.
A maturidade não se mede pelos anos de vida que você tem, mas sim pelas experiências vividas.
Busque aprender com os outros e consigo mesmo, assim você estará mais preparado e estará adquirando mais maturidade.

Um comentário:

Lmanu disse...

bem colocado essa questão,mais nunca vamos vivenciar todas as coisas precisas pra crescer por isso vale a troca de informações.
muito bom em.
kiss